Como divulgar minha empresa ou projeto?
A produção gráfica é uma área que oferece uma gama grande de opções para alguém ou alguma empresa que deseja divulgar seu negócio de forma institucional, com promoções ou outros tipos de informações importantes que seus clientes precisem saber.
Vantagens de investir em panfletos
– Ótimo custo/benefício, principalmente quando produzido em alta escala;
– Expõe informações importantes da sua empresa naquele momento;
– Você seleciona seu público com sua estratégia escolhida de panfletagem, tendo mais chances de ir em cima do alvo;
– Serve como um convite para o cliente ir a seu estabelecimento e conhecer seus produtos e serviços.
Onde entregar meus panfletos?
Esse é o principal ponto para sua estratégia de panfletagem dar certo. Existem várias formas de esse panfleto chegar ao seu cliente, são elas:
– No seu próprio estabelecimento, em cima do balcão ou numa mesa logo na entrada e o cliente pega voluntariamente; isso demonstra que ele está interessado e naturalmente deseja entrar; provavelmente ele já quer comprar o que você vende, mas ainda não conhece sua loja e quer saber mais.
– Também no seu estabelecimento, porém na calçada com alguém entregando e convidando para entrar e conhecer melhor seus serviços e produtos; é uma abordagem direta e visa primeiro contato com o cliente, sendo que a panfletagem já carrega primeiras informações institucionais ou promocionais da empresa, logo se o cliente se recusar a entrar, mas levar seu panfleto, ainda há chances de retorno.
– Entrega aos arredores do estabelecimento, podendo ser na calçada ao lado, no outro quarteirão, num sinal de trânsito próximo, caixa de correios das casas, na porta de algum lugar movimentado próximo, como escola padarias, supermercados.
– Em locais estrategicamente selecionados nos quais você tenha certeza que seu público se encontra. Por exemplo, uma empresa de táxi pode entregar seu panfleto em frente a bares e baladas, com a finalidade de levar pra casa aquela galera que bebeu, usando um panfleto impactante abordando sobre segurança e bebida na direção; um hospital ou clínica que tem uma peça institucional abordando sobre câncer de mama pode abordar mulheres nas portas de salões de beleza; uma empresa de eventos pode convidar estudantes nas portas de faculdade; e assim vai, basta saber onde seus potenciais clientes podem estar.
– O panfleto também pode ir junto com seu produto na hora de uma venda ou entrega, caso trabalhe com delivery; supondo que você venda roupas, sendo assim quando o cliente for pegar seu produto no balcão, você coloca um panfleto na sacola em que ele vai levar; ou no delivery, você preparou a caixa do lanche para o motoboy levar, coloque também na embalagem um panfleto, assim que o cliente tirar em casa vai dar de cara com seu panfleto;
e assim vai.
Dicas de abordagem na panfletagem:
A panfletagem pode ser de abordagem direta ou indireta. Na indireta, em que há entrega ao cliente, mas sem presença de alguém o entregando diretamente, não há tanta preocupação em explicações ou abordagem, portanto, a clareza e toda a atração ao seu produto devem estar presentes na arte do panfleto.
Já na abordagem do tipo direta, em que há primeiro contato entre o panfletador e o cliente, alguns detalhes devem ser observados, além do que consta no material gráfico:
– Simpatia, afinal ninguém dá atenção a gente de cara fechada;
– Educação, afinal a sutileza e forma como se entregam um papel nas mãos de outra pessoa influencia no que ela vai achar da sua empresa;
– Frase na hora da entrega, afinal as primeiras palavras que o cliente vai ouvir representarão o que ele vai pensar de primeira sobre a empresa, podendo demonstrar interesse imediato;
– Também pode-se abordar a pessoa, explicar um pouco da promoção ou da informação a ser divulgada e somente ao final do bate-papo ocorrer a entrega do panfleto ao cliente, o que vai funcionar como forma de lembrança de tudo o que foi falado.
Para ajudar você a escolher os melhores materiais preparamos este artigo com os 10 impressos incríves para divulgar sua empresa que vão dar um up no seu negócio!
Panfletos:
Panfletos são as formas mais populares de divulgação de informações que existem. Por quê? Por que são rapidamente produzidos e em alta escala, além de serem produtos econômicos e que compensam bem para empresas com negócios locais. Sua distribuição ao público pode ser próxima ao ponto de venda do estabele-
cimento comercial em questão, como também pode ser entregue em frente a locais estratégicos onde seu público esteja nele.
Folders:
Como uma forma mais aprimorada dos panfletos, os folders são essenciais para quem deseja distribuir informações aos clientes, porém com mais detalhes, logo utiliza-se o folder, o qual possui dobras e pequenas páginas, não apenas uma folha como o panfleto. Nós da Gráfica WJ trabalhamos com produção de folders de 1 a 3 dobras, e com certeza algum deles é suficiente para o que você pretende informar.
Adesivos:
Adesivos são práticos de colar e quando com um design bem trabalhado vai chamar bastante atenção onde for colado. Podem ser colados nas suas embalagens, na fachada da loja com valores de preços e promoções, ou também como sinalização dentro da loja.
Cartaz ou pôster:
Divulgar uma informação através de cartazes sempre é uma boa ideia. Geralmente, é mais usado em pontos de venda com divulgação visual de promoções, de algum produto novo ou simplesmente informativos institucionais. Excelente para destacar informações importantes, mas também é bastante usada com valor estético nos estabelecimentos.
Ímãs de geladeira:
Trabalhar com a memorização com o cliente também é importante. A partir do momento em que seu público coloca um ímã com sua marca e telefone na geladeira deles, eles sempre vão se lembrar, quando precisar vão ligar, se bateu aquela fome, ele liga para fazer o pedido, e por aí vai.
Calendários:
Funciona também como uma publicidade que auxilia o cliente ao mesmo tempo em que ele memoriza sua marca. Calendário é útil, o cliente vai colocar num lugar visível, afinal ele quer ficar atento aos dias do mês. E a partir do momento em que sua marca está ali, o cliente passa a memorizar seu trabalho mesmo que involuntariamente.
Jornais informativos:
Marcas que apoiam movimentos sociais ou desejam divulgar notícias que tenham a ver com seu negócio podem fazer jornais informativos e distribuir estrategicamente pelos bairros. As pessoas não apenas verão sua marca, como também sentirão que você se importa com o que informa, passando credibilidade e conquistando cada vez mais seus clientes, antigos e novos.
Encarte de supermercado:
Importante para informações temporárias de preços dos produtos nos supermercados. Podem ser distribuídos nas caixinhas de correios pelos bairros próximos ao supermercado ou no próprio estabelecimento mesmo.
Tags para produtos:
As tags são uma forma diferente de publicidade, não muito comuns, porém quando usadas chamam bastante atenção. Podem ir nas embalagens de produtos ou nas roupas, com informações sobre ingredientes ou tamanhos e medidas. Quando o design é bem bonito, muitas pessoas até guardam, portanto nunca é demais colocar um telefone ou site da empresa.
Filipetas:
Também conhecidos como flyers, as filipetas são mais usadas para divulgação de eventos culturais, como teatros, shows e eventos, e podem ou não oferecer algum desconto com a apresentação do mesmo no local do evento. Há quem utilize também o formato da filipeta como um pequeno cardápio, basta que seja numa gramatura maior do papel e plastificado para obter maior tempo de durabilidade.
Não se esqueça que além de um material impresso com qualidade, uma publicidade apenas chama atenção quando bem elaborada, com as cores corretas ao seu nicho de mercado, uma parte textual bem clara e objetiva, além de imagens em alta resolução. Lembre-se que seu cliente vai memorizar aquilo é bonito, fácil de memorizar, portanto invista num bom design e não esqueça de destacar parte de contatos (telefone, e-mails, site, redes sociais e endereço).
Além desses 10 materiais gráficos, Gráfica WJ conta com muito mais produtos e serviços para oferecer à sua empresa, basta visitar nossa loja on-line para saber mais!