O que é cartão de visita 4x4?

O que é cartão de visita 4x4?
Seria um cartão com tração nas quatro rodas?

WJ%20blog%20post(1).jpg

O cartão tem 4x4 centímetros?
Não, não! Nada disso!
Cartão 4x4 é o cartão com impressão colorida dos dois lados, frente e verso.

A expressão 4x4 é uma forma de abreviação do sistema de impressão Policromia.
Impressão em Policromia é um sistema de impressão de quatro cores que sobrepostas uma
sobre as outras gera uma imagem colorida de alta qualidade, como uma foto.
As quatro cores que compõe a policromia são:
Ciano (azul  - C)
Magenta (vermelho - M)
Yelow (amarelo - Y)
Black (preto - K)

Vejamos então:
Cartão 4x4:  -  Cartão com impressão colorida dos dois lados.
Cartão 4x1:  -  Cartão com impressão colorida na frente e no verso impressão somente em preto.
Cartão 4x0:  -  Cartão com impressão colorida só na  frente  sem  nenhuma  impressão  no verso.

As informações inseridas num cartão de visita geralmente são o nome, cargo ou função, endereço, 
número de telefone e e-mail, mas nada impede que informações sejam acrescentadas ou omitidas. 
Os  cartões  de  visita  mais  atuais  também  levam  endereços  de  redes  sociais, como facebook, 
Instagran e QR code.

Por que o cartão de visita prospera na era eletrônica?

Os cartões têm sido utilizados a um longo tempo, com diversas funções. Os chineses inventaram os 
cartões telefônicos no século XV e entregavam às pessoas que tinham a intenção de visitar. 
Comerciantes europeus criaram os cartões de comércio no século XVII, para serem utilizados como 
pequenos anúncios.
Esses impressos também podem provocar fortes emoções. Nada provoca mais discussão em uma 
reunião do conselho do que um layout de cartões de visita, diz um diretor veterano. No romance de 
Bret Easton Ellis, American Psycho, o anti-herói do assassino em série tenta impressionar alguns 
colegas, mestres do universo, com o seu novo cartão de visita. Ele fica cabisbaixo quando todos 
sacam seus cartões igualmente extravagantes e fica horrorizado ao ver o cartão de um colega 
ausente, em um papel mais grosso e com marca dágua.
Muitas empresas tentam transformar os seus cartões em plugs em miniatura para os seus produtos. 
Os funcionários da Lego entregam figuras de plástico em miniatura, com seus detalhes de contato 
carimbados. No McDonald, os cartões de visita são em forma de uma porção de batatas fritas. 
Bon Vivant, um queijeiro brasileiro, usa um ralador de queijo em miniatura como cartão. Um advogado 
de divórcio canadense criou cartões que podem ser destacados, em duas partes, uma para cada um 
dos cônjuges.

WJ%20blog%20post(2).jpg

Modelos diferentes de cartão de visita
Afinal, por que se preocupar em trocar pedaços grossos de papel quando você pode simplesmente 
adicionar um contato em sua agenda do celular ou qualquer outro aparelho eletrônico?
Os cartões de visita vieram para ficar. Com o grande número de reuniões e correspondências, é mais 
importante do que nunca que o seu cartão se destaque no mundo corporativo, já que as tentativas de 
reinventa-los para a era digital têm lugar garantido. Mesmo com a mais moderna tecnologia de reuniões 
do Vale do Silício, as pessoas ainda se cumprimentam com a distribuição de pequenos retângulos 
feitos de árvores mortas: o fundador do Facebook, Mark Zuckerberg, que inicialmente tinha um cartão 
impresso com Im CEO, bitch, agora distribui uma versão adulta e sensata.

WJ%20blog%20post(3).jpg

Cartão de visita do fundador do Facebook, Mark Zuckerberg
O fato de os cartões de visita prosperarem na era digital é uma prova de este é um impresso atemporal. 
É importante lembrar que boa parte da vida empresarial está relacionada à construção de laços 
sociais como jantares, pratica de esportes.
O rápido avanço da globalização e virtualização pedem com que este processo de construção de 
confiança torne-se cada vez mais exigente, forçando os gestores a reforçarem laços que se formaram 
primeiro por telefone ou internet.
Eles podem ser uma maneira rápida de estabelecer conexões, particularmente na Ásia, onde são uma 
espécie de obsessão. Os chineses estão seguindo os japoneses em tratá-los como objetos semi-
sagrados e alguns empresários distribuem cartões em ouro de 24 quilates. Crianças de fase escolar, 
os carregam com seus próprios dados de contato, além de informações de contato dos seus pais e até
 avós.
Cartões também pode atuar como um lembrete físico de que você encontrou alguém e ajudam a 
lembrar de reuniões e encontros. Eles podem até mesmo levantar um sorriso: David Cheesewright, o 
chefe da divisão internacional do Walmart, distribui cartões impressos em papel reciclado e substitui 
seu nome pelo apelido Dave, uma tentativa de convencer as pessoas de que o Walmart é como uma 
amigável loja de bairro.

WJ%20blog%20post(4).jpg
 

Cartão de visita de David Cheesewright, do Wallmart
Você não sabe quem eu sou?
Esses impressos também são a prova de que o princípio hierárquico ainda é importante. Gurus da 
administração como Gary Hamel, da London Business School, apontam as virtudes de estruturas de 
gestão mais planas, mas cartões de visita contam uma história diferente: o cargo é parte essencial do 
trabalho e da identidade das pessoas. O cartão de visita de David Cheesewright, por exemplo, não 
deixa dúvidas sobre a sua importância.
A troca de cartões de visita não é apenas uma maneira de iniciar uma conversa, é uma forma de 
inserir as pessoas na hierarquia, sem constrangimentos.
O mundo dos negócios está obcecado com a noção de inovação, mas algumas coisas não precisam 
ser inovadas e a troca de cartões de visita ainda parece ser uma excelente maneira de iniciar um 
relacionamento duradouro. A troca ritual de retângulos de papel pode ser antigo, mas ainda muito 
utilizado.

Este artigo é uma tradução da publicação do The Economist – Why the business card is thriving in 
the electronic age.