O que é Papel Timbrado?

          O termo Timbrado é derivado de timbre (marca), ou  seja,  papel  com sua identidade visual.
Normalmente produzido no tamanho A4 (21x29,7cm) o papel timbrado  tem  impressa  em  sua  face
a  logomarca,  nome  da  empresa,  área  de  atuação,  endereço,  telefones,  redes  Sociais,  etc...
Geralmente estas informações aparecem no canto superior  ou  inferior  da  folha  deixando  a  parte
central livre para ser escrito ou impresso.
É considerada uma  maneira  formal  de  comunicação,  principalmente  entre  empresas,  tendo  em 
vista que é necessário para identificar, qualificar e promover a sua marca.
Também é utilizado por associações e profissionais liberais.
As pessoas físicas que prestam serviços de modo autônomo também utilizam papéis timbrados com 
o objetivo de promover e credibilizar o seu negócio.
O papel timbrado é comumente utilizado para a impressão de contratos,  cartas,  propostas  e  orça-
mentos. Ele atribui credibilidade e profissionalismo ao  documento  da  empresa  ou  do  profissional
liberal.  Além  disso  o  papel  timbrado  contribui  para  reforçar a imagem da sua marca perante aos 
clientes e fornecedores.
Em uma época em que todos utilizam e-mail, receber uma carta de papel gera muito  mais  impacto.
A imagem corporativa está diretamente relacionada com a apresentação de  uma  identidade  visual 
adequada. Poucas empresas conhecem as diversas funcionalidades e importância de uma papelaria 
corporativa e, principalmente, de um papel timbrado. Porém, com a aplicação adequada e um design 
atraente, os seus impactos nos negócios são bem conhecidos.
Como se trata de um produto de marketing muito relevante no âmbito empresarial, é importante  que 
exista uma coerência do papel timbrado  com  os  restantes  materiais  gráficos  do  negócio –  como  
Cartões  de  Visita, envelopes,  folders, pastas  ou folhetos.

image(11).png
As cores  e  o  tipo de letra utilizada  são pormenores, mas,  ainda  que  de  forma  indireta, permitem 
uma associação  à  marca em questão.
No momento de escolher o layout para o Papel  Timbrado,  deve  ter  em  consideração  a  sua  área 
de negócio. Se o seu ramo de atividade se enquadra em áreas mais tradicionais, como medicina  ou 
advocacia, opte por modelos mais clássicos; se trabalha numa área mais criativa  e  moderna,  pode 
escolher modelos mais originais e elaborados.
Papel Timbrado Tradicional: Fundo branco, informações impressas em locais como o rodapé  e,  por 
norma, com pouca cor e cores claras.

WJ%20timbrado2.jpg
Papel Timbrado com Imagem de Fundo – Se o objetivo é dar um  toque  diferenciado  ao  seu  Papel 
Timbrado, pode incluir uma textura simples ou uma imagem  de  fundo.  Neste  caso,  deve  evitar  a 
complexidade e pensar em símbolos básicos associados ao seu negócio – no caso de um Advogado, 
um bom exemplo é a Balança Jurídica.

image(12).png
Papel Timbrado com Margem –  As  margens  dão  um  acabamento  sofisticado  a  este  produto  de 
marketing e é possível ajustá-las ao  estilo  da  sua  empresa  –  retas,  coloridas,  em  toda  a  folha, 
apenas nos cantos, entre tantas outras opções.
Papel Timbrado com Fotografias – Esta  é  uma  ideia  muito  diferenciada  mas  que  não  pode  ser 
utilizada em todas as áreas de negócio ou profissões. Recorde-se que o objetivo do  papel  timbrado 
é transmitir credibilidade e, por isso, uma fotografia  ou  imagem,  apenas  podem  ser  incluídas  em 
negócios mais descontraídos ou cujo objetivo é reforçar a imagem de determinada pessoa. No  caso 
dos consultores imobiliários, esta é uma opção muito válida e original  –  uma  vez  que,  nesta  área, 
apesar de trabalharem em empresas imobiliárias, é a imagem pessoal que se torna uma mais válida 
para o reconhecimento profissional.

image(10).png

Termos técnicos usados pelas gráfica para confecção dos papéis timbrados:

A expressão 4x4 é uma forma de abreviação do sistema de impressão Policromia.
Impressão em Policromia é um sistema de impressão de quatro cores que sobrepostas uma sobre as 
outras gera uma imagem colorida de alta qualidade, como uma foto.
As quatro cores que compõe a policromia são:
Ciano (azul  - C)
Magenta (vermelho - M)
Yelow (amarelo - Y)
Black (preto - K)

Vejamos então:
Papel Timbrado 4x4 cores:  -  Papel timbrado com impressão colorida dos dois lados.
Papel Timbrado 4x1 cores:  -  Papel timbrado com impressão colorida na frente e no verso impressão 
                                                somente em preto.
Papel Timbrado 4x0 cores:  -  Papel timbrado com  impressão  colorida  só na  frente  sem  nenhuma  
                                                impressão  no verso.

Papel Timbrado 1x0 cor: Papel timbrado impresso em uma só cor e em só um lado do Papel Timbrado.

Resumindo:
Transmissão de credibilidade. O papel timbrado aumenta a percepção de credibilidade em relação 
à sua empresa. É um detalhe que demonstra grande preocupação com quem recebe o seu documento.
Fácil associação à sua empresa. Quando você recebe um documento em papel timbrado, a primeira 
coisa que você faz é identificar de quem é aquele material, certo? O papel timbrado facilita a associação 
com a sua marca.
Construção da identidade visual. É através de uma forte identidade visual que você consolida a sua 
marca no mercado. A utilização do papel timbrado que segue a identidade visual contribui para que isso 
aconteça.
Assimilação das informações básicas. O papel timbrado facilita o acesso a informações básicas 
sobre a sua empresa – como endereço, e-mail e telefone.
Destaque em relação aos concorrentes. Em um mercado tão competitivo, a mínima vantagem deve 
ser aproveitada. O papel timbrado pode ser um diferencial no momento da escolha do seu cliente.